Ticker

6/recent/ticker-posts

PROMOVE O SEU TRABALHO AQUI, SEM NENHUMA, DESCONFIANÇA, NÓS ACREDITAMOS E CONFIAMOS NO QUE FIZEMOS

SEJA BEM VINDO AO NOSSO E VOSSO SITE DA ATUALIDADE: JA ESTAA- ESTAMOS CONTENTE EM VELO AQUI, ESTAMOS LIGADO DAS 7: 30 ATÉ AS 21:00, PRA MAIS INFORMAÇÃO LIGA: 949994559, OU PODES TAMBÉM MANDAR MENSAGEM PARA ESTE NUMEIRO – 939662046, OU LIGANDO EM 932390676-928993991, OBRIGADO PARTILHE, DEICHE SEU COMENTÁRIO TRAGA OS TEUS AMIGOS, E AJUDEM O SITE A CRESCER, DESFRUTE E VOLTEM SEMPRE, NOS AGRADECEMOS.

municipios de angola

 Alguns Dados de Interesse

·      Angola é um país democrático com um sistema político multipartidário e uma economia de mercado livre.

·      O território de Angola é mais de duas vezes maior do que o da Grã-Bretanha e quase catorze vezes maior do que o de Portugal

·      Aproximadamente 65 por cento do território está situado entre 1000 e 1600 metros de altitude.

·      Em termos de volume da população (em milhões de habitantes), Angola está na décima segunda posição entre os 54 países de África.

Breve Síntese Histórica

·    Alguns historiadores defendem que grande parte do território de Angola foi habitada por povos de origem não bantu, como os autóctones khoysan, desde o Paleolítico Inferior. Estes povos foram empurrados para o sul do território por sucessivas levas imigratórias de povos bantus até finais do século XIX.

·      Chegada dos Portugueses, comandados por Diogo Cão: 1482.

·      Origem política: 500 anos de colonização portuguesa (1482/1975).

·      Fundação da primeira cidade – Luanda: 1605.

·      Luta de libertação nacional: de 1961 a 1975 (14 anos).

·   Movimentos de libertação nacional: Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA)União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).

·      Independência: 11 de Novembro de 1975.

·      Primeiro Governo: MPLA.

·      Primeiro presidente: Agostinho Neto (1975-1979).

·      Tomada de posse de José Eduardo dos Santos: 21 de Setembro de 1979.

·      Guerra Civil – entre os movimentos de libertação nacional e também a Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC): 11 de Novembro de 1975 a 4 Abril 2002.

·      Primeiras eleições livres – procedidas do Protocolo de Bicesse de 31 de Maio de 1991 entre o MPLA e a UNITA: Setembro de 1992.

·      Protocolo de Lusaka: 20 de Novembro de 1994.

·      Tomada de posse do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN): 11 de abril de 1997.

·      Realização das segundas eleições legislativas ganhas pelo MPLA com mais de 80% dos votos: 5 de Setembro de 2008.

·      Realização das eleições gerais ganhas pelo MPLA com mais de 72% dos votos: 31 de Agosto de 2012.

·  62,3% da populaçao reside em áreas urbanas e Luanda é a província com menor extensão geográfica mas com a maior concentração populacional: 27% sobre o total do país (censo 2014).

·  Existem dezasseis grupos étnicos, dos quais a maioria é de origem bantu. Os grupos étnicos de origem não banto são constituídos maioritariamente pelos khoysan.

·  Angola tem cerca de quarenta e duas línguas nacionais, sendo as mais faladas o Fiote, o Kikongo, o Kimbundo, o Kwanyama, o Mbunda, o Nganguela, o Nhaneca,  o Tchokwe e o Umbundo.

·  O Clima em Angola tem duas estações: a das chuvas, que ocorre entre os meses de Setembro e Maio e a do cacimbo ou seca, de Maio a Setembro. A estação das chuvas é a mais quente e o país regista temperaturas médias de 27°C máxima e 17°C mínima.

·  A “Welwitchia Mirabilis”, do deserto do Namibe, e a Palanca Negra Gigante, em Malange, são espécies nativas de Angola e fazem parte da simbologia do país. A Palanca Negra Gigante é uma espécie considerada em vias de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

·  O principal rio de Angola é o Kwanza, que dá o nome à moeda nacional. Dos seus 1000 km de longitude, apenas 240 são navegáveis. Seguem-se o Kubango com 975 km, o Cunene com 800 km e, por fim na lista dos quatro principais rios do país, o Zaire com 150 km, sendo este último, todo ele navegável.

·  Angola é um país potencialmente rico em recursos minerais. Estima-se que o seu sub-solo albergue trinta e cinco dos quarenta e cinco minerais mais importantes do comércio mundial, entre os quais se destacam o petróleo, gás natural, diamantes, fosfatos, substâncias betuminosas, ferro, cobre, magnésio, ouro e rochas ornamentais.

·  Em Angola existem várias religiões organizadas em igrejas ou formas análogas. A grande maioria dos angolanos adere a uma religião cristã ou inspirada pelo cristianismo.

 Feriados e Celebrações Nacionais

Feriados Nacionais

1 de JaneiroAno Novo
4 de FevereiroDia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional
8 de MarçoDia Internacional da Mulher
Móvel entre Fevereiro e MarçoCarnaval
4 de AbrilDia da Paz e Reconciliação Nacional
Móvel entre  22/Março e 25/AbrilSexta-feira Santa
1 de MaioDia Internacional do Trabalhador
17 de SetembroDia do Herói Nacional
2 de NovembroDia de Finados
11 de NovembroDia da Independência Nacional
25 de DezembroNatal

Celebrações Nacionais

4 de JaneiroDia dos Mártires da Repressão Colonial
2 de MarçoDia da Mulher Angolana
15 de Março Dia da Expansão da Luta Armada de Libertação Nacional
14 de AbrilDia da Juventude Angolana
25 de MaioDia da África
01 de JunhoDia Internacional da Criança
16 de JunhoDia da Criança Africana
30 de NovembroDia Nacional do Idoso
10 de DezembroDia Internacional dos Direitos Humanos

 Legislação Relevante

A Constituição

A Constituição de Angola é a lei suprema da nação angola, tendo sido aprovada pela Assembleia Nacional em 27 de Janeiro de 2010.

A nova Constituição reafirma e consagra entre os seus princípios estruturantes a democracia pluralista e representativa, o carácter unitário do Estado, a valorização do trabalho e o respeito pela dignidade da pessoa humana, a livre iniciativa económica e empresarial, a justiça social, a participação dos cidadãos e o primado da Lei.

De acordo com documentos a que o Correio da Kianda teve acesso, as as primeiras eleiçoes autárquicas, marcadas para 2020, terão lugar em 35 municipios dos 164 previstos. 

 

Ao que apuramos, na proposta dos primeiros municipios que o Executivo  pretende apresentar a Assembleia Nacional, apenas Luanda aparece com 4 municípios, sendo que nas restantes provincias, as autarquias de 2020, serão realizadas em dois ou apenas um municipio, como se descreve na lista abaixo: 

 

Luanda – Cazenga, Viana, Belas, Cacuaco

Benguela – Benguela, Lobito

Bengo – Dande, Dembos

Bié – Cuito, Andulo

Cabinda – Cabinda, Belize

Kuando Kubango – Menongue

Cunene – Ondjiva, Ombandja

Huambo – Huambo, Bailundo, Caála

Huíla – Lubango, Matala

Kuanza Norte – Cazengo, Cambambe

Kuanza Sul – Sumbe, Porto Amboim

Lunda Norte – Dundo

Lunda Sul – Saurimo

Malanje – Malanje, Kalandula

Moxico – Luena

Namibe – Moçâmedes, Tômbua

Uige – Uige, Negage

Zaire – Mbanza Congo, Soyo

Os critérios de selecção dos municípios a concorrerem nas autarquias, previstas para 2020, serão definidos pela Assembleia Nacional (AN), nos próximos tempos, afirmou recentemente o ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida. 

Neste momento decorre em todo o Pais, a consulta pública em torno do pacote legislativo que vai rever todo o processo autárquico, para se reforçar os mecanismos legais do normativo, com opiniões dos cidadãos.

JA ESTAA -  O NOSSO SITE ANGOLANO

SIGA O NOSSO SITE E COMENTA O QUE VOCE SABE QUE PODEMOS FAZER.

Postar um comentário

0 Comentários